terça-feira, 31 de maio de 2011

Abrão e Ló separam



Abrão e Ló separam

Abrão era muito rico, tinha gado, prata e outro. E Abrão indo para Betel voltou para onde construiu o altar para Senhor e adorou a Deus o Senhor.
E tendo os dois muitos animais não cabiam no mesmo lugar e por isto seus empregados brigavam.
Abrão disse: Nós somos parentes chegados, não é bom que gente fique brigando.
Vamos nós separar. Você poderá escolher o lado da esquerda ou da direita e será como você falar.
Ló olhou em volta e viu vale do Jordão até chegar a cidade de Zoar lá tinha muita água era como um jardim do senhor.
E assim eles se separam Abrão ficou na terra de Canaã e Ló ficou nas cidades dos Vales e ele foi acompanhado até chegar Sodoma.


 A ambição de Ló
 Não olhe somente para as coisa materias

Ló era tão rico quando Abraão, Gn 13.5-6, "E também Ló, que ia com Abraão, tinha rebanhos, gado e tendas. Ora, a terra não podia sustentá-los, para eles habitarem juntos; porque os seus bens eram muitos; de modo que não podiam habitar juntos". Mesmo assim ele mostrou:

Uma grande ambição, Gn 13.7-11, "7 Pelo que houve contenda entre os pastores do gado de Abraão, e os pastores do gado de Ló.

“A ambição é sinônimo de cobiça e a cobiça é pecado sério”. Vejam o que a Palavra de Deus nos fala sobre a cobiça, Êx 20.17, "Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo".

A Palavra de Deus nos diz que não devemos ambicionar "coisas altas", Rm 12.16, "...não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes..."

A ambição sufoca a Palavra no coração, tornando-a infrutífera, Mc 4.19, "Mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e a cobiça doutras coisas, entrando, sufocam a palavra e ela fica infrutífera".

O homem de Deus deve ser livre da ambição. Paulo nos mostra esta verdade em At 20.33, "De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes".

Ló mostrou seu egoísmo. Em nenhum momento ele pensou em seu tio. Só via a si mesmo. O egoísmo, é a exaltação do próprio eu, do ego. "Ego - ismo":

O egoísmo é uma característica dos homens dos últimos tempos, 2 Tm 3.1-2, "Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios".

Tal pecado pode ser notado também na Igreja de Cristo, Fp 2.21, "Pois todos buscam o que é seu e não o que é de Cristo Jesus".

A lei "amar o próximo como a si mesmo", não serve para o egoísta, pois ele ama a si mesmo, excluindo o próximo.

Neste momento peça para Senhor para ser uma pessoa humilde e que tire todo egoísmo,ambição do nosso coração.

Amém






Nenhum comentário:

Postar um comentário